As estratégias da parceria entre São Paulo e um parceiro comercial

No mês de dezembro de 2023, o São Paulo Futebol Clube, em parceria com a Mondelez, concretizou a venda dos direitos de nome do estádio Cícero Pompeo de Toledo (Morumbi) para Morumbis. O acordo, válido por três anos, representa um investimento de R$ 75 milhões para o clube.

Uma transformação visual na fachada do estádio está programada, com o anúncio oficial da transição da placa marcado para um evento a ser realizado ainda este mês de fevereiro.

Com isso, o São Paulo se junta aos clubes que aderiram aos naming rights. O SEP foi um dos primeiros grandes clubes paulistas a firmar essa parceria em 2014, com a seguradora Allianz no Allianz Parque.

O SCCP também realizou a venda para a Neo Química em 2020, alterando o popular Itaquerão para

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

O clube solicitou à prefeitura de São Paulo e à Via-Quatro, que administra a Linha Amarela do Metrô, que incluam a letra “S” ao se referirem à estação Morumbi. No entanto, ainda não houve alterações nas placas.

De acordo com Eduardo Toni, diretor executivo de marketing do São Paulo, este é um momento oportuno, já que as principais redes de televisão que transmitem os jogos de futebol estão mencionando as marcas presentes nas arenas.

“Houve uma mudança na abordagem dos naming rights pela imprensa brasileira nos últimos anos. Os veículos de comunicação passaram a reconhecer a importância dessa nova forma de monetização para os clubes”, comenta.

Mondelez ingressa no universo do futebol

Para a Bis, a aquisição dos direitos de nome do estádio marca sua entrada no cenário do futebol.

Este é o maior investimento em comunicação e produção da empresa até o momento, alinhado ao objetivo de dobrar a marca Bis até 2030.

“Buscávamos uma ação impactante. Partimos do pressuposto de que todos os habitantes de São Paulo já tiveram uma experiência no Morumbi digna de um ‘bis’. Isso foi um dos principais motivos para a parceria com o estádio”, revela Álvaro Garcia, vice-presidente de marketing da Mondelez.

Com o patrocínio, a marca pretende atingir quatro públicos principais: consumidores de Bis, focando em experiências e campanhas; torcedores, com iniciativas especiais e venda de produtos durante os jogos; frequentadores do estádio em eventos diversos; e clientes e parceiros que poderão desfrutar de camarotes exclusivos para ações promocionais.

Bis apresenta o conceito por trás de Morumbis

Como parte da estratégia de comunicação, São Paulo e Bis lançaram recentemente a campanha “A origem de MorumBIS”.

O vídeo, desenvolvido pela David, explora a criação do trocadilho que originou o novo nome do estádio.

Na peça, a marca introduz o “Departamento de Trocadilhos”, responsável pela criação de A-BIS-tinência, posição anterior da marca, e pela aquisição dos Naming Rights.